A análise comportamental pelo Eneagrama, para contratação ou promoção de profissionais, é importante principalmente para o preenchimento de cargos com maior responsabilidade (lideranças, chefias, diretorias, gerências). Uma contratação ou promoção que não dê certo em um desses cargos normalmente gera investimentos altos não recuperados, expectativas e frustrações, tanto para quem contrata quanto para a equipe a espera de um profissional competente.
Os principais benefícios são economia de tempo, dinheiro, e acelara o processo para que a pessoa atinja ou supere o nível de desempenho esperado pela corporação.
COMO FUNCIONA
A empresa seleciona, por seus meios habituais a pessoa (ou pessoas) que considera tecnicamente apta para assumir a função. A análise pelo Eneagrama é feita em três etapas:
- Primeira - Entrevista individual - Mapeamento de pessoas, identificação do tipo do Eneagrama e determinação do grau de maturidade / flexibilidade que cada entrevistado possui ao lidar com sua emoção dominante (sua própria maneira de ser) e com outras pessoas.
- Segunda - Preparação de relatórios - Com as conclusões das entrevistas, onde constarão os tipos comportamentais identificados pelo Eneagrama, pontos positivos e qualidades de cada tipo comportamental e pontos a desenvolver em cada caso.
- Terceira - Reunião de análise - Com as lideranças da empresa encarregadas do acompanhamento desse trabalho, onde serão debatidos os relatórios, conclusões e, principalmente, o que pode ser feito em cada caso para otimizar resultados profissionais e reduzir resistências e dificuldades comportamentais.